Conceitos Fundamentais de Matemática

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2016/2017

Código: EDB10046
Sigla: CFM
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
LEB 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Maria de Fátima Pista Calado Mendes
Corpo docente: Ana Maria Dias Roque Lemos Boavida

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Compreende e mobiliza, de uma forma aprofundada, conceitos e procedimentos associados a temas
fundamentais da Matemática tais como:
• Geometria e Medida
• Número e Operações
• Álgebra e Funções
- Usa o raciocínio indutivo e dedutivo
- Reconhece e utiliza o discurso específico da matemática para comunicar de forma eficaz
- Evidencia a capacidade de conectar ideias, conceitos e procedimentos matemáticos
- Evidencia a capacidade de fundamentar o conhecimento matemático

Conteúdos programáticos

Geometria e Medida
• Sólidos geométricos
• Volume e capacidade
• Planificação de modelos de sólidos geométricos
• Propriedades das figuras planas
• Áreas e perímetros
• Figuras geometricamente iguais e figuras equivalentes
Número e operações
• Conjuntos numéricos
• Propriedades dos números
• Propriedades das operações
Álgebra e Funções
• Regularidades e sequências numéricas
• Progressões aritméticas e geométricas
• Famílias de funções e sua representação


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Esta Unidade Curricular visa a compreensão aprofundada e a mobilização de conceitos e procedimentos associados aos temas Geometria e Medida, Número e Operações e Álgebra e Funções, daí que estes sejam os temas a desenvolver ao longo do semestre. Além disso são realizadas tarefas de modo a usar o raciocínio indutivo e dedutivo e nas quais se pretende que os estudantes desenvolvam e utilizem o discurso específico da matemática para comunicar de forma eficaz. Os temas são trabalhados de forma integrada, de modo a cometar ideias, conceitos e procedimentos matemáticos.

Metodologias de ensino

O trabalho a desenvolver privilegiará a participação ativa dos estudantes quer em trabalho individual quer em trabalho de grupo procurando o aprofundamento de conhecimentos sobre diferentes temas da matemática.
As sessões são organizadas num contexto de resolução de problemas. O processo inclui resolução de problemas e elaboração de relatórios; exposição de determinadas temáticas; elaboração e discussão, em grupo, de pequenos trabalhos.
O acompanhamento tutorial inclui orientação e organização do estudo, para além do esclarecimento de dúvidas. Poderá ser feito presencialmente ou a distância.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A participação ativa dos estudantes, individualmente ou em grupo, pretende contribuir para o seu aprofundamento das temáticas da UC. De modo que este aprofundamento se faça com compreensão as sessões estão organizadas em contexto de resolução de problemas. Para alcançar os objetivos da UC, os estudantes envolver-se-ão em atividades diversificadas tais como a resolução de problemas sobre as várias temáticas e a correspondente produção de relatórios, bem como a elaboração e apresentação de trabalhos relacionados os diversos conteúdos a aprofundar.

Metodologia e provas de avaliação

Serão realizados dois testes escritos (50%+50%).
Cada teste incide sobre uma parte dos conteúdos da UC e os dois testes cobrem a totalidade dos conteúdos. Para poder concluir a UC na modalidade de avaliação contínua é necessário ter, em cada um dos testes, um mínimo de 70 pontos (num total de 200).

Regime de assiduidade

Para usufruir da forma de avaliação contínua, cada estudante tem de assistir a 75% (50% para os trabalhadores-estudantes) das sessões presenciais. Caso tal não se verifique tem de realizar um exame.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
  Total: 45

Bibliografia

Caraça, B. J. (1998). Conceitos fundamentais da Matemática. Lisboa: Gradiva.
Haylock, D. (2001). Mathematics explained for primary teachers. London: Paul Chapman Publishing.
Jacobs, H. (1974). Geometry. San Francisco: Freeman.
Musser, G. & Burger, W. (1997). Mathematics for elementary teachers. A contemporary approach. USA: Prentice-Hall.
Palhares, P. (coord.) (2004). Elementos de Matemática. Lisboa: Lidel.

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